Programa Empreender é mostrado a empreendedores de Palotina em encontro na Acipa

16-08-2017

Com objetivo de informar empresários e demais empreendedores sobre o Programa Empreender e apresentar experiências bem-sucedidas da iniciativa, foi realizada na última terça-feira, dia 15, uma importante reunião no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa). Na oportunidade o Programa Empreender foi apresentado por Iraci Salete Mataczinski, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Ele destacou que o Programa Empreender busca a união de micro e pequenos empresários por meio de núcleos setoriais. Durante o encontro consultores das associações de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e Cascavel (Acic) mostraram as experiências exitosas com núcleos setoriais de vários segmentos.

O encontro foi aberto pelo vice-presidente da Acipa, Laudio Luiz Soder e contou com a participação de empresários de diversos ramos, além de representantes do Conselho da Mulher Empresária, Empretec e também do Conselho do Jovem Empreendedor de Palotina (Cojep). A intenção é formar em breve os primeiros núcleos setoriais em Palotina.

O Programa - Incentivar a união de micro e pequenos empresários é um dos objetivos do Projeto Empreender, resultado de uma importante parceria entre a Faciap e o Sebrae/PR. Unidos em núcleos setoriais vinculados às Associações Comerciais, as pequenas empresas podem discutir os problemas de seus respectivos segmentos econômicos, buscando melhorias e soluções para seus negócios. O trabalho viabiliza a compra conjunta de insumos, matéria-prima e material administrativo, garantindo a redução de custos para todas as empresas integrantes dos núcleos. A participação no Empreender é uma maneira eficaz de trocar experiências, aprimorar serviços e fidelizar clientes. Iniciado no Paraná no final de 1999, o Projeto já envolve mais de 1,8 mil empresas, em 101 cidades do Estado, distribuídas em 256 núcleos setoriais.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.