COM PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DE EMPRESAS, É CRIADO EM PALOTINA O NÚCLEO DE GASTRONOMIA

13-09-2018

Através do Programa Empreender em parceria com o Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) está dando suporte para organização de núcleos setoriais. Nesta última terça-feira, dia 11, foi a vez dos empresários palotinenses do setor de gastronomia se reunirem para uma reunião de sensibilização, onde puderam conhecer o programa, seus objetivos e vantagens. A consultora do setor de núcleos, Charlene, em breve irá realizar a próxima reunião com o grupo para definir os principais objetivos e construir o planejamento estratégico.

Através desse trabalho, hoje Palotina já conta com 5 Núcleos: Núcleo de Gastronomia, Núcleo de Comunicação, Núcleo de Engenheiros, Arquitetos e Imobiliárias, Núcleo da Mulher Empresária e o Núcleo do Jovem Empreendedor.

As empresas ou profissionais associados à Acipa que tiverem interesse em se organizar por meio de núcleos podem obter mais informações pelo telefone 3649-5855.

Mas o que são Núcleos Setoriais?

Os Núcleos Setoriais são um grupo de trabalho, composto por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, tendo como objetivo aproximar e promover o associativismo, além de favorecer o desenvolvimento das empresas do seu setor e da economia do município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Acipa.

Entre outras vantagens, os Núcleos Setoriais, possibilitam aos participantes: Acesso a capacitação e consultoria; Possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto; Participação em feiras, missões empresariais, eventos com maior regularidade e menor custo; Ganho de qualidade produtiva e competitividade no trabalho do Núcleo Setorial. O trabalho dos núcleos setoriais, além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base. Podem ser mencionados: Melhoria da representatividade; Aumento do quadro social e, consequentemente, da receita da entidade empresarial local; Crescimento de demanda por serviços da entidade; Fortalecimento da cultura associativista; Profissionalização do quadro funcional e Participação pró-ativa no desenvolvimento local e regional.